
Portugal e Espanha aprofundam integração económica

Realizou-se, em Lisboa, no dia 18 de junho, a primeira reunião ministerial do Fórum Estratégico Luso-Espanhol para a Competitividade, entre o Ministro da Economia e da Coesão Territorial de Portugal, Castro Almeida, e o Primeiro Vice-Presidente do Governo e Ministro da Economia, Comércio e Empresas de Espanha, Carlos Cuerpo.
Este Fórum foi criado pela declaração conjunta assinada pelos dois Ministros, em março de 2026, durante a XXXVI Cimeira Luso-Espanhola.
(Foto: Website do Portal do Governo)
Os Governos de Portugal e de Espanha criaram um grupo de trabalho conjunto para reforçar a integração no Mercado Único europeu através da redução de barreiras administrativas e custos de contexto. O objetivo principal é obter resultados concretos para empresas, em particular pequenas e médias (PME), e regiões de fronteira.
Os dois ministros consideram que Portugal e Espanha têm uma oportunidade única para afirmar a Península Ibérica como um verdadeiro laboratório do Mercado Único da União Europeia, eliminando barreiras e aprofundando a integração para reforçar a competitividade e contribuir para uma Europa mais coesa, resiliente e preparada para os desafios globais.
Informação mais detalhada está disponível no portal do Governo aqui












